Publicações OAB-GO

06/11/2023 11:00

OAB-GO alerta sobre golpes aplicados por falsos(as) advogados(as)

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO) alerta a advocacia e a cidadania sobre novo golpe cometido contra credores de processos que tramitam na Justiça, por estelionatários que se passam por supostos(as) advogados(as). 

A dinâmica é a seguinte: o golpista acessa a decisão publicada no Diário Oficial, entra em contato com o credor como se fosse seu(ua) advogado(a) e comunica sobre uma suposta liberação de valores por meio de alvará; em muitos casos, até encaminha fotografia do documento falso.

O golpista alega que os valores estão retidos devido a pendências relacionadas ao "pagamento de custas judiciais" e solicitam que o credor/vítima efetue um depósito de valores por meio de PIX.

A Seccional Goiana informa, primeiramente, que a Justiça não exige pagamentos antecipados ou depósitos em contas pessoais para a efetivação de alvarás ou qualquer outro procedimento judicial.

Além disso, é orientado a todos que, caso recebam mensagens ou ligações com esse tipo de solicitação, entrem em contato diretamente com seu(a) advogado(a) de confiança para obter orientações precisas sobre quaisquer procedimentos relacionados ao progresso de seus processos legais.

A OAB-GO ressalta que todas as tentativas de golpe serão reportadas às autoridades competentes encarregadas da investigação e punição dos responsáveis por tais atividades criminosas.

Dessa forma, quem sofrer o golpe deve reportar ao seu advogado (a) e, na sequência, registrar Boletim de Ocorrência junto às autoridades policiais.

Compartilhar / imprimir: