Publicações OAB-GO

01/06/2021 10:00

OAB-GO homenageia jornalista Jackson Abrão

Em reconhecimento pelos 59 anos de carreira no jornalismo, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO) homenageou o jornalista Jackson Abrão, nesta terça-feira (1º de junho), Dia Nacional da Imprensa, como parte da programação do webinário A Imprensa em Pauta, realizado pela ESA-GO.

O evento é transmitido pelo canal da ESA-GO no Youtube até as 12h.

Emocionado e grato pela homenagem, Jackson Abrão parabenizou a ESA-GO pela realização do evento no dia em que se comemora a imprensa brasileira e por promover um debate oportuno neste momento conturbado da história. "Um momento em que todos nós temos o dever de atuar firmes em defesa da liberdade de imprensa, uma instituição fundamental para a democracia, mas nunca tão atacada como agora, ataques próprios daqueles que não suportam o peso da verdade dos fatos, criando verdadeiras fábricas de mentiras na tentativa de destruir o bom jornalismo". 

Ele destacou ser otimista e acredita que a verdade prevalecerá. "A vitória da verdade virá com o reforço na consciência dos profissionais de imprensa de que cada informação precisa passar pelo rígido crivo da checagem e no esforço em prol da isenção", afirmou. 

O presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio de Paiva, disse que a presença do jornalista honra a OAB Goiás. “Ao homenageado digo da minha alegria de estar contigo na Casa da Advocacia. O rosto e a voz da imprensa em Goiás. A homenagem é muito relevante para a Ordem e digna da sua trajetória profissional que o faz merecer esse reconhecimento”, disse.

Pelo Dia da Imprensa, Lúcio Flávio parabenizou todos os profissionais do jornalismo e reafirmou a importância de se valorizar a imprensa no país. “A imprensa é um dos pilares da democracia e do Estado Democrático de Direito”.

O diretor-geral da ESA-GO, Rafael Lara Martins, evidenciou a trajetória profissional exitosa de Jackson Abrão que o consagrou como um ícone do jornalismo goiano e goianiense. “Seus valores se refletem na sua profissão. Construiu respeito admirável por todos da sociedade por sua retidão, honradez e compromisso com a verdade”. 

Sobre o evento, Rafael Lara destacou ser uma oportunidade de estimular a aproximação entre a imprensa e o Direito. “Na pandemia, o Direito tem sido uma pauta quase diária. Quanto mais abrirmos a possibilidade de podermos dialogar com os atores do Direito, mais certeza teremos da transmissão de informações cada vez mais corretas”. 

Também estiveram presentes o vice-presidente da Casag e presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-GO, David Soares, e o diretor-adjunto da ESA-GO, Rafael Brasil.

Webinário

O webinário “A imprensa em pauta” traz debates com jornalistas do O Popular, TV Record Goiás, Rota Jurídica, Consultor Jurídico (Conjur), Folha de São Paulo e El País, Metrópoles para abordar os temas “o papel da imprensa na democracia”, “censura x imprensa”, “o jornalista como trabalhador essencial na cobertura da pandemia de covid-19”, “fake news e pós-verdade” e “a importância do jornalismo jurídico enquanto especialidade”.

Participam os jornalistas Paulo Henrique (Record Goiás), Caio Henrique Salgado (O Popular), Marina Rossi (El País), Fábio Zanini (Folha de São Paulo), Marília Costa e Silva (Rota Jurídica), James Alberti (Fantástico) e Sergio Rodas (Conjur), Olívia Meireles (Metrópoles).

Compartilhar / imprimir: