Publicações OAB-GO

19/09/2022 11:00

Conselho Federal da OAB-GO participa do lançamento do ‘’Relicário da Advocacia’’ em homenagem aos profissionais mortos na pandemia

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara Martins, e os conselheiros federais Ariana Garcia, Arlete Mesquita, David Soares Costa Júnior, Layla Gomes de Oliveira e Roberto Serra, participaram, na manhã desta segunda-feira (19 de setembro), do lançamento do projeto ‘’Relicário da Advocacia’’, de iniciativa do Conselho Federal da OAB. O evento foi realizado durante sessão do Conselho Pleno, na sede da Ordem em Brasília. 

O projeto tem como intuito homenagear os advogados e os servidores mortos em consequência da covid-19. O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, destacou que "luto" deve ser encarado como um verbo. “O nosso Relicário será esse espaço para não esquecermos que não estamos sozinhos. De que somos e carregamos a história desses mais de mil e trezentos profissionais que partiram. Selamos o compromisso de que o nosso luto significa luta”, apontou.

A conselheira federal, Layla Milena Oliveira Gomes, foi uma das defensoras da iniciativa. Ela explica que o objetivo do memorial é homenagear as vítimas da classe e garantir a preservação desse momento trágico e histórico que vivenciamos. “Cada advogado e advogada que foi vítima dessa doença deixou um legado de contribuição para a OAB. Dessa forma, o Relicário é uma maneira de preservar essa história e mantê-los vivos em nossas memórias'', disse. 

Para o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, o Relicário reforça o acolhimento e respeito da Ordem para com as vítimas e seus familiares. ''Todos sofremos perdas irreparáveis durante a pandemia. Essa homenagem da OAB demonstra o acolhimento da instituição e o respeito pela preservação da memória e consagração da trajétoria de cada uma das vítimas''.

Iniciativa 

A apresentação das linhas gerais do relicário foi feita pela secretária-geral da OAB Nacional, Sayury Otoni, que realizou a articulação do Conselho Federal com as seccionais para efetivar a iniciativa. “Preservar essas memórias é um ato de justiça, é uma forma de eternizar a vida. Por isso, neste 19 de setembro, lançamos o relicário que homenageia os advogados, as advogadas, os servidores e as servidoras que nos deixaram pela covid-19. As memórias preservadas são testemunhos de trajetórias de pais, mães, amigos e colegas de trabalho. É a nossa forma de dizer que todas essas vidas importam. Reunir todo o material apresentado foi um trabalho árduo, são dados dolorosos de uma realidade que grita fundo na alma”, disse a diretora.

A diretoria nacional da OAB entregou para um representante de cada uma das 27 bancadas uma placa do relicário, com os nomes de todos os falecidos em cada estado, com a seguinte dedicatória: “Seus nomes e legados estarão, para sempre, nas páginas da História nacional, e suas lembranças, na memória coletiva e afetiva da OAB”. Também foi exibido um vídeo com depoimentos de familiares de servidores, advogados e conselheiros falecidos em função da doença.

Compartilhar / imprimir: