Publicações OAB-GO

03/12/2019 08:00

OAB-GO apoia caminhada pelo fim da violência contra as mulheres

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO) apoia a 3ª Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que acontece neste domingo, 8 de dezembro. A concentração será às 8h30, no Parque Vaca Brava, no Setor Bueno, em Goiânia.

A ação é organizada pelo Grupo Mulheres do Brasil, por meio do Comitê de Combate à Violência contra a Mulher, e conta com o apoio da diretoria da OAB-GO, conselheiras e conselheiros federais e seccionais. Com mobilização nacional, a caminhada está prevista para acontecer em mais de 20 cidades.

O grupo convida a todos para participarem da caminhada vestindo laranja, a cor dos movimento “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, uma campanha internacional de combate à violência contra as mulheres e meninas, apoiada pela ONU Mulheres, que consiste numa mobilização global da sociedade civil em torno desse propósito.

No Brasil, a mobilização dura 21 dias, com início em 20 de novembro – no Dia Nacional da Consciência Negra e pelo fato de mulheres negras serem as maiores vítimas da violência –, e se encerra em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Estatísticas

As estatísticas da violência contra as mulheres são chocantes. Dados do último Atlas da Violência, do Ipea, de 2017, apontam que a taxa de mortes de mulheres bateu recorde, chegando a 4,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Em 2018, foram registrados mais de 145 mil casos de violência — física, sexual, psicológica e de outros tipos —, contra mulheres em que as vítimas sobreviveram (cada registro pode incluir mais de um tipo de violência), segundo o Ministério da Saúde. Ainda de acordo com o órgão, estupros coletivos contra mulheres foram 3.837, em 2018; a cada quatro minutos, uma mulher é agredida por ao menos um homem, a maior parte das vítimas de violência, ou seja, 68%, é mulher.

A conselheira seccional e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-GO, Ariana Garcia, destaca que a caminhada acontece nas principais cidades brasileiras, reunindo homens e mulheres. “A OAB-GO aderiu ao evento porque apoia a causa. É imprescindível ainda o apoio de nossas conselheiras e conselheiros e das advogadas e advogados pois somos formadores de opinião, operadores do Direito e temos compromisso com os direitos humanos e a cidadania”. Ariana também é coordenadora do núcleo de combate à violência contra a mulher do grupo Mulheres do Brasil em Goiânia.

Serviço

3ª Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Data: 8 de dezembro
Horário: 8h30
Local: Parque Vaca Brava (Av. T-10, Setor Bueno, Goiânia - GO)


Com informações do Grupo Mulheres do Brasil

Compartilhar / imprimir: