Publicações OAB-GO

12/05/2022 12:00

2º Simpósio Direito por Mulheres da ABMCJ/GO discute desafios atuais e celebra contribuições das mulheres de carreira jurídica

As contribuições históricas das mulheres e os desafios atuais para a ocupação de espaços decisórios são a tônica do 2º Simpósio Direito por Mulheres que acontece nesta quinta-feira (12/5), no Meu Escritório da OAB, no Centro de Goiânia. O evento é realizado pela Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) – Comissão Goiás.

Na manhã de hoje, a solenidade de abertura reuniu representantes da ABMCJ Nacional, da Comissão Goiás, OAB-GO, CASAG, ESA-GO, Poder Executivo de Goiânia e integrantes da Associação.

A presidente da ABMCJ-GO, Larissa Junqueira Reis Bareato, também conselheira seccional e presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da OAB-GO, destacou que o evento aproxima as mulheres e promove o aprofundamento de temas de relevância para todas. “As pautas discutidas congregam diversos interesses das mulheres com relação ao lugar de trabalho da mulher de carreira jurídica, da participação nos espaços da política partidária e classista”. Ela agradeceu a cessão do espaço para a realização do evento e destacou a contribuição da fundadora da ABMCJ - Comissão Goiás, Maria José das Neves Duarte.

Representando a OAB-GO, a conselheira federal por Goiás Ariana Garcia ressaltou a importância de as mulheres participarem das discussões sobre os diversos temas do Direito, para além do que se considera “pauta feminina”. “Nada é mais importante que abrir caminhos. Precisamos estar em outros espaços para abrir portas para que outras mulheres venham. Não precisamos estar em papéis definidos. Hoje no Conselho Federal da OAB, as comissões ligadas a temas de infraestrutura são todas presididas por mulheres”, exemplificou.

O presidente da CASAG Jacó Coelho, por sua vez, parabenizou a ABMCJ pela atuação e destacou que a CASAG visa a disponibilizar benefícios e serviços que incluam condições para o crescimento das mulheres em Goiás. “O trabalho da CASAG está ancorado em ser o braço de apoio para o desenvolvimento de suas carreiras, prestando efetiva assistência e ajudando-as a enfrentar e superar desigualdades no ambiente de trabalho, dando condições dignas para que possam desenvolver seus projetos de vida.”

A diretora-adjunta da ESA-GO, representante da Escola, Margareth de Freitas Silva, ressaltou a importância do simpósio e reforçou o apoio da ESA-GO para iniciativas que promovam a liderança feminina. “Contem com a ESA-GO para apoiar a constante busca pelo conhecimento, fundamental para construírem e crescerem em suas carreiras como as líderes que são”, disse.

Programação

A programação do evento reúne também homenagem pelos 33 anos da ABMCJ/GO com a presença da fundadora da Associação em Goiás, Maria José das Neves Duarte. A presidente da ABMCJ Nacional, Manoela Gonçalves, expressou o orgulho pela trajetória da Associação em Goiás e destacou o protagonismo da fundadora da Comissão Goiás.

O evento reúne palestra da advogada Alline Rizzie Coelho Oliveira Garcia, que também lança um livro. Também acontece a entrega do Troféu Mulher de Carreira Jurídica à promotora de Justiça Villis Marra.

Mulheres na política será tema de outra palestra do simpósio. Dessa vez com advogada e prefeita de Bela Vista, Nárcia Kelly Alves Da Silva, e com a juíza de Goianira, Fláviah Lançoni Costa Pinheiro. Combate à violência contra a mulher é tema de palestra com a juíza de Mozarlândia, Marianna de Queiroz Gomes.


Compartilhar / imprimir: