Publicações OAB-GO

31/08/2021 18:00

ESA e UFG entregam diplomas a 45 novos especialistas em Direito e Processo do Trabalho

Dando continuidade à comemoração do mês da Advocacia, a Escola Superior da Advocacia do Estado de Goiás (ESA-GO) entregou na noite desta terça-feira (31 de agosto) o diploma aos 45 novos especialistas em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, egressos da 2ª Turma do Curso de Especialização nestas disciplinas, que mantém em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

A solenidade, realizada no auditório da OAB-GO, foi conduzida pelo diretor-geral da ESA, Rafael Lara Martins e pelas professora da Faculdade de Direito da UFG, Bartira Macedo (também conselheira seccional da OAB-GO) e Silzia Alves Carvalho (atual vice-diretora da unidade);  contando ainda com a presença do presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-GO, David Soares.

Rafael destacou que a turma, que teve início em novembro de 2018, ainda no calor dos debates da Reforma Trabalhista, implantada no ano anterior, foi surpreendida pelas alterações promovidas pela pandemia do novo coronavírus, que trouxe impactos diretos à relações trabalhistas.   

“Fizemos um formato inovador e único no País. Começamos em novembro de 2018. Debatíamos o Direito do Trabalho Emergencial. No meio do caminho, tivemos uma pandemia que trouxe impactos diretos ao nosso ramo. Hoje, temos a MP 1.045, que, se convertida em lei, vai alterar as relações trabalhistas novamente. Isso prova que o Direito do Trabalho é vivo e dinâmico”, afirmou.

O diretor-geral da ESA ainda afirmou aos formando que a cada nova legislação que chega e oportunidade de virada de chave no exercício da advocacia é enorme, exigindo atualização constante. “O Direito do Trabalho é o mais social dos ramos do Direito. Ele se confunde com o formato do Estado que escolhemos, com a ideologia daqueles que estão à frente do Estado”, avaliou. “Uma última mensagem: os clientes passam, os colegas ficam. A lealdade da relação processual deve estar acima de qualquer interesse processual dos nossos clientes.”

Evento


Bartira destacou a importância do evento. “A data esperada chegou. Neste dia, vocês estão iniciando nova jornada e nova fase, agora como especialistas em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Recebem certificado da faculdade de Direito mais antiga do Estado e de uma instituição sólida e reconhecida.  Marquem dias para realizar seus sonhos, que esse dia chegará.”

Silzia, por sua vez, enalteceu o ato. “Hoje é dia de celebração e festa. Convido vocês a continuarem a participar dos cursos, junto com a ESA e UFG. Entrem no mundo da pesquisa. Escrevam o nome de vocês no âmbito do Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.”

Compartilhar / imprimir: