Publicações OAB-GO

23/09/2022 16:00

OAB-GO acompanha cerimônia de carga e lacre das urnas eletrônicas da 147ª zona eleitoral

A secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Talita Hayasaki, e o conselheiro seccional, Wandir Allan de Oliveira, acompanharam, nesta sexta-feira (23 de setembro), a cerimônia de carga e lacre das urnas eletrônicas da 147ª zona eleitoral para o 1º turno das Eleições Gerais de 2022.

Ação que acontece logo após a geração de mídias, carga e lacre, consiste na transferência para as urnas eletrônicas dos dados dos eleitores, de acordo com as seções eleitorais, bem como dos candidatos que concorrerão nas eleições. Em seguida, são colocados os lacres nos compartimentos das máquinas, devidamente assinados pelos juízes eleitorais das respectivas zonas eleitorais, promotores e representantes de partidos e coligações, convocados para acompanhar todo o processo.

Talita Hayasaki ressaltou a confiança no processo eleitoral. ‘’Acompanharemos de perto esse processo junto aos demais órgãos eleitorais. Afinal, pugnamos por eleições limpas, livres, com a prevalência da vontade expressa pelo eleitorado por meio do voto – o que vale para todos os cargos em disputa’’, frisou.

Na oportunidade, Wandir Allan também reafirmou a integridade do sistema. ‘’Defender o sistema eleitoral e a lisura do pleito ocupa hoje um dos espaços centrais na missão da Ordem, o que reafirma o nosso papel como ferramenta de evolução social’’, disse. 

É importante ressaltar, que o procedimento acontece de forma descentralizada em todo estado de Goiás. Assim, cada zona eleitoral realiza o evento em seu âmbito de jurisdição. Os editais de convocação da Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público e integrantes de órgãos partidários são expedidos pelos respectivos juízes eleitorais para as cerimônias de carga e lacre nas urnas eletrônicas, que posteriormente serão distribuídas para todas as seções eleitorais a serem instaladas no dia das eleições.

Compartilhar / imprimir: