Publicações OAB-GO

30/04/2020 16:00

"Estudamos disponibilizar as sessões com transmissão ao vivo pelo canal do TJ-GO no Youtube", revela juíz Cláudio Henrique Araújo de Castro

O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Cláudio Henrique Araújo de Castro, afirmou nesta quinta-feira, 30 de abril, que as sessões virtuais do TJ-GO preveem aspectos diferentes de outros tribunais. “Para realizar um piloto, fizemos alguns estudos e chegamos a verificar seis regulamentações de tribunais diferentes. A inovação, no caso do TJ-GO, é conseguir prever alguns aspectos que os outros não previam, como por exemplo, os julgamentos dos processos em segredo de Justiça", conta.

O juiz participou de uma live comandada pelo secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Jacó Coelho, exibida no perfil da seccional no Instagram. O debate teve como tema central “O procedimento das sessões virtuais no TJ-GO e nas turmas julgadoras dos juizados especiais” e contou com mais de 80 visualizações.

“Em um primeiro momento, tudo ainda está sendo ajustado. Nós não tínhamos o planejamento de fazer sessões virtuais, mas foi pela contingência do momento. Estudamos disponibilizar as sessões com transmissão ao vivo pelo canal do TJ-GO no Youtube. Fizemos uma sedimentação do que já existia e percebemos outros aspectos que acreditamos serem necessários para a transmissão.”

“Estamos passando por um período de excepcionalidade diante da pandemia do novo coronavírus. Por essa razão, houve a necessidade de gerar o isolamento social, pelos atos do poder executivo e judiciário. Na videoconferência existe a participação das pessoas, mas de forma virtual. A ideia surgiu da necessidade de avançarmos e retomarmos as sessões dos julgamentos colegiados. A intenção do Tribunal é de ser um órgão colaborador”, conclui.


Veja a entrevista na íntegra no perfil da OAB-GO no Instagram

Compartilhar / imprimir: