Publicações OAB-GO

05/08/2020 13:00

Em programa no YouTube, vice-presidente e secretária-geral da CMA debatem aumento da violência doméstica em Goiás

A vice-presidente Lana Castelões e a secretária-geral Layla Gomes da Comissão da Mulher Advogada participaram nesta terça-feira (4/8) do programa Momento Jurídico, veiculado no YouTube, na TV Capital e no canal do Condominial News.

Clique aqui para acessar o programa na íntegra

As representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) discorreram sobre o aumento da violência doméstica e a repercussão no Direito Penal e da Família. 

De acordo com Lana, uma mulher casada tem mais medo da crítica ao ser considerada divorciada do que receber uma agressão física. Por isso, a dificuldade em deixar o companheiro após casos de violência doméstica. “A nossa cultura ainda é neste sentido, mas não significa que ela esteja correta. Não se case apenas pela necessidade. Você não é um objeto, mas um ser humano com dignidade”, afirmou. 

Elas também falaram sobre o aumento de casos nos últimos meses, por conta da pandemia da Covid-19.

Layla Gomes falou sobre a importância de levar a informação às mulheres vítimas de violência doméstica, para possuírem ferramentas eficazes para romper o ciclo vicioso de violência. 

“Muitas mulheres não tem o conhecimento da competência hibrida dos juizados, que, além de tratarem das denúncias e expedirem medidas protetivas, o mesmo juizado fixa a pensão para os filhos, decreta o divórcio da mulher ou flexibiliza a competência territorial”.


Compartilhar / imprimir: