Publicações OAB-GO

27/10/2016 14:00

CECCE entrega ao MP-GO denúncias eleitorais geradas por aplicativo da OAB

O presidente da Comissão Especial de Combate à Corrupção Eleitoral (CECCE), David Soares, realizou nesta quinta-feira (27) uma visita ao promotor de Justiça Rodrigo César Bolleli para entregar as denúncias eleitorais geradas pelo aplicativo da OAB contra o Caixa 2. 

“A OAB-GO cumpre aqui o papel institucional em defesa do estado democrático de direito”, resume David Soares. “Este foi um importantíssimo passo para contribuir com a lisura e a ética do processo eleitoral no Estado”, reforçou.

Disponível para download gratuito para aparelhos com os sistemas operacionais Android ou iOS, o aplicativo possibilitou colher e armazenar provas documentais como vídeos, áudios e textos, e encaminhá-las à ouvidoria da OAB. O passo, desta vez, foi em levar ao Ministério Público as denúncias filtradas pela Ordem.

“Reafirmo o papel primordial da Ordem nesta questão para contribuir para eleições mais limpas. Além disso, parabenizo a OAB-GO por esta parceria com o Ministério Púbico e esta iniciativa”, afirmou o promotor.

Comitês no interior
A OAB-GO realizou o lançamento de Comitês de Combate ao Caixa 2 em 12 municípios do interior ao longo deste ano. Os eventos tiveram sempre a presença de um debatedor sobre as eleições, como a do secretário da Comissão de Direito Político e Eleitoral, Wandir Allan de Oliveira, e do presidente da Comissão Especial de Combate à Corrupção, David Soares. Outros especialistas nesta área também fizeram parte dos lançamentos.

A iniciativa foi um desdobramento do Movimento Eleições Limpas. Nos pleitos municipais deste ano, Goiás foi pioneiro na implantação do comitê. A meta foi dar espaço para denúncias de campanhas milionárias, desproporcional ao valor arrecadado legitimamente de pessoas físicas e repasses do fundo partidário e, ainda, de se exigir uma prestação de contas transparente.

Senador Canedo, Uruaçu, Jataí, Catalão, Luziânia, Goianésia, Anápolis, Rio Verde, Anicuns, Aparecida de Goiânia e Santa Helena foram os municípios onde os comitês foram instalados.

(Texto: Felipe Cândido - Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO) 

Compartilhar / imprimir: