Publicações OAB-GO

28/06/2019 15:00

Valorização profissional da advocacia em início de carreira domina debates do Colégio Estadual de Presidentes da CAJ

A integração entre a advocacia jovem de todo o Estado e a valorização dos profissionais em início de carreira norteou as discussões do Encontro Estadual de Presidentes da CAJ realizado, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), nesta sexta-feira (28 de junho). No encontro, que reuniu representantes de 27 subseções, os participantes defenderam a criação de uma agenda de atuação comum, que prevê uma série de ações diretamente nas subseções. 

A presidente da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ), Chrissia Pereira, afirmou que o engajamento dos representantes da advocacia jovem nas pautas das subseções é necessário para o fortalecimento da advocacia. Ela apresentou balanços das ações no primeiro semestre. “Tivemos um resultado muito positivo, com a visita a mais de 20 subseções, 8 faculdades, 18 escolas. A meta é avançar ainda mais no próximo semestre”, avaliou.

Chrissia destacou que o encontro cumpriu seu objetivo de falar a todos os participantes sobre os trabalhos da CAJ, além de promover orientação sobre o papel das subcomissões nas subseções e sobre o projeto de Integração da Nova Advocacia. “Além disso temos programas importantes como a CAJ Solidária, OAB Vai a Faculdade – Estagiário – OAB vai à Escola, que precisam da colaboração de todos.”

A conselheira seccional e diretora-adjunta da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO), Luciana Lara Sena Lima, pontuou que a ESA e a seccional atuam em consonância em prol da qualificação e aperfeiçoamento profissional da advocacia tanto na capital e quanto nas subseções. “A qualificação da advocacia em início de carreira é uma das metas da ESA”, destacou.

O evento ainda contou com a palestra da presidente da Comissão da Jovem Advocacia do Espírito Santo, Bárbara Nespoli, e do presidente da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira do Tocantins, Zenil Drumond. O diretor-geral da ESA e conselheiro federal, Rafael Lara Martins, mostrou os trabalhos realizados pela ESA. O secretário geral da OAB-GO, Jacó Coelho, destacou a importância da advocacia jovem para a construção de uma agenda comum. O presidente da Casag, Rodolfo Mota, também focou na parceria e na inclusão. 

Avaliação

A presidente da CAJ na subseção de Jaraguá, Deborah Azevedo, avaliou de forma posita o encontro e destacou que, antes a advocacia do interior se sentia distante; hoje, essa realidade mudou. “A distância não existe mais, diante dos trabalhos que vem sendo realizado”, avaliou.

O presidente da CAJ de São Luís de Montes Belos, Norberto Rodrigues, por sua vez, disse que advocacia em início de carreira está mais próxima dos trabalhos realizados pela seccional e das subseções. “Os cursos realizados pela ESA promovem essa ponte."

 

Fotos: Vinicius Schmidt

Compartilhar / imprimir: