Publicações OAB-GO

14/09/2021 19:00

Lúcio Flávio: Advocacia jovem é o motor que move a carreira e a nossa profissão

Diante de um público virtual de mais de 800 jovens advogados e estudantes de Direito, o presidente Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), Lúcio Flávio de Paiva, afirmou nesta terça-feira (14 de setembro) que a advocacia jovem tem relevante papel nas conquistas e na agregação de conhecimento e práticas inovadoras para a advocacia.

“Advocacia jovem é o motor que move a carreira e nossa profissão”, frisou. A afirmação foi feita durante a abertura do Congresso da Advocacia Jovem, que acontece de hoje até quinta-feira, de forma híbrida (presencial e online), sob o tema “Empreendedorismo, modernidade e o futuro da advocacia”. O evento, transmitido pelo canal do YouTube da ESA, faz parte da programação da XXIII Semana Jurídica Universo.

O diretor-geral da ESA, Rafael Lara Martins, por sua vez, afirmou que desde março de 2020 é a primeira vez que se tem um encontro dessa magnitude com a advocacia jovem. “Hoje, em que pese as medidas sanitárias de segurança, é um grande passo, uma grande conquista. Há tempos sonhava com essa possibilidade. Essa semana está sendo de grande vitória, com este congresso e com a entrega da primeira etapa da ESA, na sexta-feira.”

Rafael Lara Martins ainda agradeceu a Lúcio Flávio pela confiança e pelo trabalho realizado pela sua gestão. “Foi um período de transformação da ESA Goiás. Absolutamente nada é construído sem a liderança da OAB no Brasil. Muito obrigado.” A gestora do curso de Direito da Universo, Antônia Chaveiro, destacou a importância de se debater a temática. "São temáticas importantes para a qualificação e para o desenvolvimento das potencialidades", frisou.

Conquista

A presidente da CAJ, Chrissia Pereira, abriu o congresso com um balanço de atividades da comissão. "No último ano, foram mais de 150 cursos na capital e no interior, oferecidos em parceria com a ESA, entre presenciais e on-line, sendo a maioria gratuitos, além de 20 reuniões ordinárias, palestras nas subseções, execução do projeto OAB vai à Escola e OAB vai à Faculdade. Não paramos."

Chrissia ainda avaliou a importância do protagonismo da advocacia jovem. "Hoje temos muitos advogados que compõem as diretorias das comissões. Aprovamos no Conselho Seccional o piso salarial ético. Conquistamos espaço Conselho Federal. Lutamos por mais espaço, pela quebra da cláusula de barreira. Abaixamos o número de 5 para 3 anos o tempo para fazer parte do Conselho Seccional”, destacou.

A presidente ainda destacou a atuação da comissão no cenário do empreendedorismo jurídico e inovação. “Nós ensinamos a OAB que o futuro é agora, e fomos atrás dele, assim continuaremos”, garantiu.

Clique aqui e lei na íntegra o discurso da presidente da CAJ

Evento

Serão 11 palestras nos três dias de evento, com mais de 30 convidados, que vão abordar aspectos da especialização e nichos de mercado, honorários advocatícios, marketing e comunicação jurídica, processo civil, participação das mulheres no mercado de trabalho, inteligência artificial, entre outros temas.

 

Fotos: Leo Iran

Compartilhar / imprimir: