Publicações OAB-GO

09/09/2021 14:00

Ponto de atendimento do INSS na sede da OAB-GO passa a ser fixo e vai substituir guichês preferenciais das APS

O posto de atendimento presencial da advocacia instalado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em julho deste ano, em fase de teste, agora passará a ser definitivo e vai substituir o atendimento prioritário nas APS da autarquia federal a partir de 13 de setembro.

Sem necessidade de agendamento, o atendimento presencial à advocacia na sede da Seccional ocorre das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira, no prédio anexo à sede, no Setor Marista, em Goiânia. São dois servidores do INSS aptos a realizarem serviços como protocolo de requerimentos, cumprimento de exigência e mais serviços feitos nas APS.

A diretoria da OAB-GO, juntamente com sua Comissão de Direito Previdenciário (Cdprev), informa que este atendimento presencial e exclusivo, assim como por meios remotos, estará vigente até o último dia útil do ano de 2021, podendo ser prorrogado e ampliado para outras subseções.

Conforme o acordo realizado entre CFOAB e o INSS nos autos da ACP (Clique aqui), o atendimento prioritário à advocacia será concentrado neste ponto.

A presidente da CdPrev, Ana Carollina Ribeiro, por sua vez, informa que o atendimento ao advogado nas agências do INSS, no entanto, não será vedado, em nenhuma hipótese. “Entretanto, este ocorrerá por meio de agendamento. O guichê na OAB e os meios remotos surgem como alternativa para o atendimento dos advogados diante da falta de servidores nas agências do INSS”, explica a presidente.

Canais

Hoje, além deste canal presencial e exclusivo na sede da OAB-GO, o INSS também disponibilizou um e-mail e um telefone para atender aos questionamentos da advocacia goiana sobre os serviços da autarquia: 0800-135-0135, que atende nos mesmos moldes do serviço 135; e a assistente virtual do INSS, Helô (chatbot), que disponibiliza valiosas informações aos advogados.

O guichê virtual especificamente para Goiás conta com o telefone (62) 3612-7337 e o e-mail atendimentooab.gexgoi@inss.gov.br

Em Anápolis foi disponibilizado também o canal remoto para atendimento aos advogados no email: atendimentooab.gexanp@inss.gov.br e pelo telefone: (62) 4015-8423 das 08h às 14h. 

“O feedback que recebemos até o presente momento foi excelente, com inúmeros elogios da advocacia goiana. Mais que isso, também analisamos cuidadosamente as críticas recebidas, que foram utilizadas para aprimorar esse novo modo de atendimento”, destaca Amelina Prado, secretária-geral da CdPrev. 

A secretária-adjunta da CdPrev, Elisama Borges, ressalta que: "É sempre bom lembrar que a advocacia goiana conta com o sistema SAG entidade, que possibilita aos advogados o protocolo de diversos requerimentos administrativos de benefícios sem a necessidade do comparecimento presencial às agências."

O coordenador da Subcomissão de Estudos Jurídicos Previdenciário da CdPrev, Thiago Linhares, afirma que: "Com todos esses serviços (guichê na OAB, telefone, e-mail, 0800, SAG entidade e Helô), a advocacia previdenciária está bem atendida e com condições de exercer seu trabalho da melhor maneira, resolvendo a maioria dos casos sem se deslocar do seu escritório."

Histórico

Centenas de advogados passaram pelo guichê nestes dois meses de operação em fase de teste da unidade, na sede da Seccional.

Compartilhar / imprimir: