Publicações OAB-GO

24/03/2014 12:32

ESA leva capacitação para o advogado do interior por meio de cursos e palestras

Com o objetivo de alcançar os advogados que atuam no interior pelos serviços de capacitação oferecidos na capital, a seccional, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), leva diversos cursos e palestras às subseções.

Para o diretor-geral da ESA, Flávio Buonaduce Borges, os cursos levados ao interior buscam diminuir a distância entre as subseções e a seccional. "As palestras são marcadas de acordo com a demanda, mas alguns assuntos são obrigatórios, como por exemplo, os cursos do Processo Judicial Eletrônico (PJe)", afirma.

De acordo com Flávio, os cursos e palestras que mais chamam atenção dos advogados são os com temas relacionados à prática. "Hoje é muito difícil fazer com que um profissional da nossa área sente-se e assista uma longa palestra sobre um tema muito técnico ou acadêmico, mas aquelas relacionadas à prática ou algo pela qual ele milita sempre reúne muitas pessoas", completa.

O diretor-geral da ESA lembra que os advogados têm tendência de sair da universidade e pensar apenas em trabalhar, deixando de lado os estudos. "A iniciativa da OAB-GO de levar esses cursos para o interior é importantíssima para continuar capacitando o inscrito e provocar nos profissionais a necessidade de se atualizar", disse.

ESA e AASP
São oferecidos aos inscritos cursos, palestras presenciais (grátis e pagos) e transmissões de aulas a distância através do convênio da ESA com a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). Nem todas as subseções recebem as teleaulas, pois é necessário equipamento especial. Os cursos e palestras são agendados de acordo com a solicitação dos presidentes das subseções.

As subseções que transmitem os cursos da AASP são: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Ceres, Cristalina, Formosa, Goiás, Goiatuba, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mineiros, Morrinhos, Niquelândia, Piracanjuba, Posse, Rio Verde, Santa Helena, São Luís de Montes Belos, Trindade e Uruaçu.

Durante 2013, foram transmitidos 67 cursos da AASP, que atingiram cerca de 1300 inscritos. No mesmo período foram levados 98 palestras e cursos às subseções. Os eventos no interior reuniram quase 5 mil inscritos.

Opinião
O presidente da Subseção de Rio Verde, Mardem Douglas de Araújo Borges, afirma que a ação da seccional de levar os cursos para o interior demonstra a valorização dos advogados que não estão na capital. "Os cursos de capacitação são de suma importância, além de a qualidade ser ótima. Acredito que os advogados deveriam se interessar um pouco mais pelo o que é oferecido", completa.

De acordo com o presidente da Subseção de Formosa, Marco Aurélio Basso de Matos Azevedo, os cursos no interior levam as mesmas possibilidades do advogado da capital para o restante do estado. "A ministração das palestras é de fundamental importância e nós contamos com a ESA para que os cursos continuem acontecendo", afirma.

A Subseção de Uruaçu é uma das que possui a antena da AASP, o que possibilita a transmissão de cursos ministrados em São Paulo. "A iniciativa da OAB-GO é importantíssima. A Ordem tem que trabalhar na atualização e capacitação do advogado e tem feito isso com excelência", afirma o presidente da subseção de Uruaçu, Rodrigo Rodolfo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO

Compartilhar / imprimir: