Publicações OAB-GO

09/12/2013 09:28

Previdência para advogados goianos e tocantinenses é no OABPrev

Pensando em proporcionar tranquilidade e segurança aos inscritos e suas famílias, tanto no presente como no futuro, a OAB-GO e a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) criaram o Fundo de Pensão – Entidade de Previdência Complementar Fechada (OABPrev), com objetivo de oferecer o Plano de Benefícios Previdenciários do Advogado (Adv-Prev).

O plano oferece aposentadoria programada, diferida e por invalidez; pensão por morte de participante ativo e por morte de participante assistido; e abono anual. Há alguns a seccional da OAB do Tocantins e a Caixa de Assistência dos Advogados do Tocantins (Caato) também aderiram como instituidoras do Plano.

Hebert Batista Alves é assistido do OABPrev, ou seja, já recebe o benefício que solicitou. "Tive o cuidado de começar a pagar logo após receber a carteira da OAB. Já era casado, tinha mulher e filhos. Fiz uma pesquisa de mercado e o serviço da OAB-GO era o mais interessante. Recebo a quantia que estava no contrato e sempre em dia. Além disso, quando precisei, não tive nenhuma dificuldade em solicitar a pensão."

Diferencial
Em relação a outros planos de previdência, o OABPrev se destaca no fato de que todo participante pode ocupar cargo na diretoria executiva e conselhos. A transparência do plano é total, pois todo participante, através de senha pessoal, pode acessar via site, seus extratos, pagamentos e rentabilidade.

Outro incentivo é que o plano também é flexível, permitindo ao participante a construção dos benefícios pretendidos segundo sua vontade e disponibilidade financeira. O OABPrev é um plano exclusivo, apenas para advogados e sua família e não possui fins lucrativos, ao contrário de outras empresas que possuem planos de previdência.

O presidente do OABPrev, Antonio Carlos da Silva Magalhães, lembra que os planos são pagos como qualquer outro aberto, a diferença está na hora de receber. "A diretoria e o conselho do OABPrev não recebem salário e o espaço é cedido pela OAB-GO, ou seja, nossos custos são poucos. Isso faz com que o valor que o advogado recebe seja quase o dobro da previdência aberta", afirma.

Segurança
O OABPrev é fiscalizado e monitorado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), para quem, mensalmente, são enviados relatórios para o exercício da  fiscalização. As atividades de investimentos são regidas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central do Brasil. O serviço está sujeito a auditoria externa exercida por uma empresa independente.

O advogado e economista Marco Aurélio Sousa Teixeira fez o plano para toda a família e lembra que quando mais cedo começar a contribuir, melhor. "Vale a pena porque é uma segurança, hoje não dá para facilitar. Antes de fazer o plano de aposentadoria do OABPrev pesquisei em bancos e o da OAB-GO foi o mais vantajoso", afirma.

Marco Aurélio lembra que são poucas categorias que possuem esse tipo de suporte de sua representação. "O certo seria que as categorias extinguissem o sistema do governo, pois elas devem assumir essa responsabilidade. Porém, infelizmente, poucos profissionais têm isso que os advogados já possuem", completa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO

Compartilhar / imprimir: