OAB Goiás

“A advocacia tem importante papel na consolidação da democracia e na defesa das liberdades”, afirma ministro Gilmar Mendes na OAB-GO

Presente na sede da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, ressaltou a importância da advocacia para a consolidação da democracia, do Estado de Direito, da defesa das liberdades e da justiça social. A fala ocorreu aos novos advogados e às novas advogadas que receberam suas carteiras profissionais na manhã desta segunda-feira (5 de junho).

Esta é a primeira vez que o ministro Gilmar Mendes visita a sede da OAB-GO.

“Se a OAB tem o status institucional, inclusive na Constituição, podendo fazer ADINs, isso se deu por conta da atuação da OAB em momentos outros da nossa história em que a democracia claudicava e, mais do que isso, nós vivíamos sob regime autoritário e tivemos na atuação da OAB um papel importantíssimo na reorientação do país a partir de vários conselheiros e presidentes", lembrou o ministro ao citar Raimundo Faoro e Caio Mário da Silva Pereira.

Mendes reforçou o papel da advocacia para a garantia de direitos, entre eles o direito à saúde, e recordou do período em que foi presidente do STF e do CNJ no biênio 2008-2010, quando da instauração dos mutirões carcerários que constataram a situação degradante das unidades prisionais no Brasil.

Dirigindo-se aos novos advogados, o ministro Gilmar Mendes frisou a alegria em participar do evento. “Vocês têm imensa tarefa pela frente e fico muito feliz de estar e aqui dizer da importância da advocacia na defesa do direito, da consolidação da democracia e da defesa das liberdades em geral”.

Em seu discurso, o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, destacou a visita do ministro aos novos advogados. “Hoje essa entrega de carteiras profissionais se tornou ainda mais especial do que de costume. A OAB se engrandece e se envaidece, assim como vocês, com essa visita. Vocês foram os únicos 28 advogados do estado de Goiás que tiveram o privilégio de ter como orador o ministro Gilmar Mendes. Isso é um verdadeiro prenúncio de uma bela carreira!”.

“Quero reiterar o compromisso da Ordem em todos os momentos da carreira de vocês. A partir de hoje, formamos um grupo de união e uma família que é a advocacia. Lembrem-se que hoje é o primeiro dia do restante da vida de vocês. Estejam prontos, estudem, tenham ética e resiliência”, finalizou o presidente.