OAB Goiás

No mês em alusão ao Bioma Cerrado, Comissão de Direito Ambiental debate preservação e sustentabilidade

Em comemoração ao mês do Bioma Cerrado, a Comissão de Direito Ambiental (CDA) da Ordem dos Advogados do Brasil –  Seção Goiás (OAB-GO) e a Escola Superior de Advocacia (ESA) realizaram o 1º painel como pauta central a Escassez Hídrica. O evento foi realizado na última terça-feira (27.09) com a participação de especialistas da área.

O 1º Painel promovido pela CDA em parceria com a ESA Goiás, contou com presença do ambientalista, Altair Sales; da advogada ambiental, Gabriela do Val; da advogada e presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-MT, Tatiana Monteiro; e da Advogada da Saneago, Ariane Garcia. 

Foram abordados temas sobre a necessidade de uma gestão hídrica ideal, discutindo a escassez, as consequências, a preservação e o maior rigor no cumprimento das leis que protegem e fiscalizam o uso da água e, num todo, o bioma Cerrado.

O presidente da CDA e idealizador do evento, Eduardo Moura, revelou que a comissão já estuda uma agenda permanente de discussões com o poder público e com a sociedade, a fim de amadurecer a pauta e evidenciar sua importância. “É preciso que acordemos para a urgência de discussões que promovam ações de preservação, conservação e uso consciente", prevê.
A diretoria da Comissão de Direito Ambiental da OAB-GO acrescentou ainda que "os impactos já são fatos, realidade, é momento de avançarmos do campo teórico e militante para o campo das ações efetivas e concretas, é para agora", alertou Eduardo Moura. 

Parcerias 

O presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA Goiás), Rodrigo Lustosa, prestigiou o evento e informou que a escola apoiará e unirá forças para que a Comissão possa avançar na pauta e promover debates sobre o tema no âmbito jurídico com alcance social. “Esse evento me acionou um alerta impactante: 'Nosso Bioma Cerrado agoniza', é preciso um olhar mais responsável e coletivo para manter o que ainda nos resta e buscar o possível para tentar mudar este cenário", denunciou.

O evento contou com o apoio do Instituto Rizzo (projetos sociais), Arts faca (Brindes e promoções), Incinera (tratamento de resíduos), La Baiuca (adega de vinhos e empório de produtos ibéricos) e My Winery (importação e distribuição de vinhos).

Voltar