OAB-GO

Disque-denúncia

0800-642-2210

Eleições Limpas divulga balanço de ações e prorroga atividades até o final 2º turno

O crime de propaganda irregular foi o mais denunciado ao Movimento Eleições Limpas da OAB-GO. As manifestações também relataram coação eleitoral, uso da máquina administrativa para autopromoção e compra de votos. Todas as denúncias recebidas pela Seccional goiana foram encaminhadas às autoridades competentes, tais como Polícia Federal, Tribunal Regional Eleitoral e Ministério Público.

“O recebimento de denúncias prova que o Movimento Eleições Limpas alcançou o objetivo de provocar os cidadãos a terem uma visão crítica a respeito do comportamento dos candidatos durante o processo eleitoral”, destacou o coordenador do Movimento, Flávio Buonaduce Borges.

Lançado em agosto, o Eleições Limpas criou três canais para orientar o eleitor e registrar denúncias de possíveis atos ilícitos praticados por candidatos. Até aqui, durante os 47 dias de Movimento, a OAB-GO distribuiu mais de 41 mil cartilhas contendo orientações sobre a legislação eleitoral, informando com linguagem simples e acessível o que os candidatos podem ou não podem fazer em suas campanhas. A publicação chegou aos leitores através de abordagens corpo a corpo, nos terminais de transporte coletivo, envio por e-mail e distribuição no interior do Estado, através do trabalho das 45 subseções da Ordem. Para reforçar as ações nas redes sociais, uma estratégia digital de mobilização foi idealizada e propôs a inserção do selo “Eleições Limpas OAB-GO” em fotos de perfis do Facebook e do Twitter.

Para o sucesso das ações a OAB-GO também recebeu amplo apoio de entidades como o Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás (Sindilojas), a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), a Associação Comercial e Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Segundo turno

Até o dia de votação do 2º turno das Eleições 2014, no próximo dia 26, o Movimento Eleições Limpas continua com seu plantão para o recebimento de denúncias anônimas ou esclarecimento de dúvidas do eleitorado.

As manifestações poderão ser encaminhadas pelo telefone 0800-642-2210, por meio do preenchimento de formulário no hotsite do Movimento Eleições Limpas, ou ainda, direto pelo e-mail denuncia@eleicoeslimpas.com.br . As denúncias recebidas pela OAB-GO serão encaminhadas para averiguação das autoridades competentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO

Objetivos

O Movimento Eleições Limpas surgiu para garantir um processo eleitoral mais justo e transparente. Com o apoio dos eleitores, a OAB Goiás e todos os seus parceiros vão fiscalizar a conduta dos candidatos e evitar que aconteçam excessos e abusos nessas eleições. Essa é a sua oportunidade de fazer a diferença como eleitor e, principalmente, como cidadão.

Veja quem já apoia o Movimento Eleições Limpas.

Também quer demostrar seu apoio? Clique aqui.

Links importantes

O que já foi publicado sobre o seu candidato? www.deunojornal.org.br
Quem doou para quem nas últimas eleições? www.asclaras.org.br
Como se comportam os parlamentares do Brasil? www.excelencias.org.br
Para denunciar crimes eleitorais, clique aqui ou ligue para o disque-denuncia 0800-642-2210.