Publicações OAB-GO

10/10/2017 16:00

OAB discute implantação de sistema digital em agências do INSS

A secretária-geral adjunta e presidente da Comissão de Direito Previdenciário e Securitário (CDPS) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Delzira Menezes, coordenou, na manhã desta terça-feira (10), reunião com representantes do INSS, na sede da Seccional, a fim de discutir a implantação do sistema digital em mais de 300 agências do órgão.

O projeto INSS Digital consiste na adoção de uma nova forma de atendimento para que o cidadão tenha acesso aos serviços de forma rápida e segura. O novo modelo transforma os processos antes tramitados em papel para o modo digital, facilitando a interação do órgão com os beneficiados.

De acordo com Delzira, ainda existem algumas discussões técnicas quanto à implantação do sistema. “Faremos algumas alterações quanto aos documentos de implantação e após essa reunião podemos acrescentar pontos que não estavam no acordo e levá-los adiante”, afirma.

Ela destaca, porém, a importância do projeto. “Quando instalado, permitirá que os advogados cadastrados tenham acesso aos processos administrativos do INSS via internet. Isso acabará com as filas e facilitará as condições de trabalho para o profissional da advocacia e, consequentemente, para todo cidadão. A OAB-GO e o INSS caminham para dar um grande passo em prol dos segurados e da advocacia previdenciária", destacou.

Compuseram a mesa da reunião, além de Delzira Menezes: o procurador-chefe da Procuradoria do INSS Goiânia, Claud Wagner Gonçalves; o gerente-executivo do INSS, Ailto Batista Machado; e a responsável da Divisão de Gestão de Atendimento do INSS, Laura Bezerra Assunção.

Cooperação

Durante a reunião foi formalizado o compromisso de várias empresas diante à Cooperação Técnica para operacionalizar a implantação do Projeto INSS Digital. Alguns dos benefícios da operacionalização será a agilidade nos processos das agências, agendamento facilitado de consulta e a emissão e extrato de documentos pertinentes ao processo do segurado.

O responsável pela Agência Expresso, Marco Antônio, comentou que o papel do INSS é assegurar aos advogados previdenciaristas soluções dos problemas e questionamentos. “O INSS tenta diariamente melhorar o sistema de atendimento e com o INSS Digital ficará mais fácil”, destacou.

Importância

Para o gerente executivo do INSS de Goiânia, Ailton Batista Machado, a reunião é de grande importância para a advocacia. “O INSS já deveria ser digital há mais de 10 anos e com essa parceria junto à OAB será de grande importância tanto para o cidadão quantos para os advogados”, ressaltou.

A coordenadora do programa de educação previdenciária do INSS, Lidiane de França Guedes, afirma que a palestra serviu para aproximar o INSS da realidade da população. “O objetivo é tirar o incômodo das pessoas de se deslocarem às agencias e resolver tudo por meio digital”, acrescentou.

Segundo a responsável da Divisão de Gestão de Atendimento do INSS, Laura Bezerra Assunção, a reunião foi produtiva e uma oportunidade de divulgar o INSS Digital. “Este é um ganho de todas as entidades envolvidas, principalmente da OAB, quanto ao atendimento de seus clientes. Com esse evento podemos ver as principais demandas que surgirão em relação aos advogados e suas exigências e dúvidas pertinentes”, afirmou.

Compartilhar / imprimir: