Publicações OAB-GO

07/12/2017 10:00

CDPcD aborda direitos da pessoa com deficiência no mercado de trabalho em curso de capacitação

O presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), Hebert Alves, abordou os direitos da pessoa com deficiência no mercado de trabalho em aula do curso de qualificação e capacitação para a pessoa com deficiência promovido pela Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB), na terça-feira (5 de dezembro).

O curso está na segunda turma e é oferecido por meio de parceria entre a APABB e a Faculdade Senai Fatesg. Na ocasião, ele distribuiu a cartilha “Pessoa com deficiência, você conhece seus direitos?”, que norteou as discussões e foi lançada durante a campanha Setembro Verde. Hebert também ministrou aula na primeira turma do curso. 

Hebert relata que foi feito um levantamento junto à federação das APAEs que mapeou quantas pessoas com deficiência são atendidas pela associação em Goiás para a CDPcD entregar uma cartilha a cada uma delas e famílias. A Comissão também distribuiu materiais para a Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (ADFEGO) e em todos os eventos que participou desde o mês de setembro. “Já entregamos mais de 17 mil cartilhas diretamente à pessoa com deficiência ou a seu familiar”, relata Hebert.

Eventos

Hebert também compareceu em outros três eventos dedicados a discutir os direitos da pessoa com deficiência. Foi mediador da mesa de debates “Acessibilidade: Legislação, Fiscalização e Controle Externo”, no Seminário Goiano de Acessibilidade, que ocorreu nos dias 5 e 6 de dezembro, no Auditório do TCE. A advogada Tatiana Takeda, membro da CDPcD, foi uma das debatedoras do tema. 

O presidente da CDPcD participou de audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Goiás que discutiu acessibilidade para autistas e reivindicou a elaboração de identificação de forma a garantir atendimentos preferenciais, por exemplo. Também esteve presente na abertura do Congresso Goiano de Gestão de Pessoa com Deficiência e Reabilitados do INSS, no dia 28 de novembro. 

Compartilhar / imprimir: