Publicações OAB-GO

25/03/2020 12:00

OAB Nacional discute medidas para garantir exercício da advocacia, diz Felipe Santa Cruz no ESA Live

O presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, foi o convidado da segunda edição do ESA Live, na manhã desta quarta-feira (25 de março), para falar sobre as medidas que a Ordem dos Advogados do Brasil está tomando para mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19 para a advocacia. O diretor-geral da Escola Superior de Advocacia, Rafael Lara Martins, foi o mediador do debate. Na primeira edição, realizada na terça-feira, o presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio de Paiva, foi o convidado.

Na dinâmica, 500 advogados e advogadas tiveram a oportunidade de ouvir explicações e relatos do presidente da OAB Nacional, que exemplificou as ações futuras que serão tomadas ao longo do semestre. Uma delas está programada para a próxima segunda-feira (30 de março), quando a diretoria da OAB Nacional vai se reunir de forma virtual com a bancada de conselheiros federais para discutir questões relativas ao sistema de processo eletrônico e pensar alternativas à suspensão dos prazos. “Precisamos reinventar a prática do processo virtual. O cidadão e a advocacia precisam da justiça funcionando”, afirmou Santa Cruz.

Também foram temas de debate: a articulação para buscar linhas de crédito com juros baixos para advocacia; medidas para garantir a prioridade nas liberações dos alvarás e honorários; e a revisão de paradigmas da publicidade e ética na advocacia.

Rafael Lara ressaltou as medidas tomadas pela seccional, entre elas o adiamento da data de vencimento da parcela da anuidade referente a março. “A OAB tem de ser para todos; tem de abraçar toda a advocacia, buscar meios de subsistência para a advocacia jovem, autônoma, individual e pensar em todo mundo”. 

Aos advogados e às advogadas que não puderam acompanhar o ESA LIVE em tempo real, o vídeo fica disponível para visualização por 24h após a transmissão no perfil do Instagram da ESA Goiás.

Compartilhar / imprimir: