Publicações OAB-GO

08/04/2015 13:39

OAB-GO anuncia convênio com Observatório Social de Goiânia

Como parte das iniciativas adotadas para combate à corrupção, o presidente da OAB-GO, Enil Henrique de Souza filho anunciou, nesta quarta-feira (8), durante sessão plenária do Conselho Seccional, convênio firmado com o Observatório de Goiânia com o objetivo de auxiliar na intensificação dos trabalhos da entidade. A Ordem cederá uma sala funcional para os trabalhos do Observatório, bem como o auditório, além de incentivar os membros da entidade a participarem dos Observatórios Sociais em suas cidades.

Segundo Enil Filho, o observatório trabalha em prol da comunidade local, por meio de ações de controle e vigilância social e de educação fiscal. “O trabalho que vamos realizar contribuirá para uma melhor fiscalização da aplicação dos recursos públicos”, afirma Enil.

Segundo Lorena Silvério Pereira Mendonça presidente do Observatório Social em Goiânia e presidente da Comissão de Controle Social dos Gastos Públicos da OAB-GO, o Observatório implantado na capital em junho de 2014 é uma organização não-governamental que trabalha com monitoramento de contas públicas.

“Aqui em Goiânia somos cinco advogados diretores no Observatório, mas ainda não tínhamos uma sala, uma estrutura para trabalharmos. A OAB fechou um convênio com a gente para nos emprestar uma sala toda estruturada. Estamos muito felizes com essa novidade”, afirma Lorena. 

A rede do Observatório Social está em 103 cidades do país há 10 anos, com o objetivo de prevenir o mau uso do dinheiro público. Nestes municípios só no ano passado foram prevenidos mais de R$ 400 milhões em gastos públicos. “Vamos trabalhar no mesmo ritmo dos outros municípios em Goiânia, já estamos acompanhando a parte legal das obras do BRT, obra muito grande e importante para o Estado”, disse.

Entenda o Observatório Social

O Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário e reune o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

(Texto: Marina Dinizio – Assessoria de comunicação Integrada OAB-GO)

Compartilhar / imprimir: