21/10 - 2º SEMINÁRIO DIREITO NEOHUMANISTA - DIREITOS DOS ANIMAIS

Local: Auditório ESA-GO Rua 101, 123 - Setor Sul

Tópico 1 - Maus tratos aos animais e violência contra as pessoas
Palestrante: Dr. Marcelo Robis Francisco Nassaro

Graduado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (1993), em Direito pela Universidade Paulista (2002), Pós - Graduado em Direito Público e Privado pelo Complexo Jurídico Damásio de Jesus (2005), com Especialização em Direito Penal Ambiental pela Escola Paulista de Magistratura (2007), Mestre (2013) e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Departamento de Pós-Graduação do Centro de Altos Estudos da Policia Militar do Estado de São Paulo (2018). É Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo e comandante do 22º Batalhão de Polícia Metropolitana, desde maio de 2019. Também exerceu as seguintes funções: Conselheiro do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, representando o Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil CNCG-PM/BM. Conselheiro do Conselho Superior de Meio Ambiente - COSEMA, da FIESP, representando a Polícia Militar Ambiental. 3) Colaborador convidado da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção São Paulo. O palestrante também é autor do livro: Maus Tratos aos Animais e Violência Contra as Pessoas: A Aplicação da Teoria do Link nas Ocorrências da Polícia Militar Paulista (2013) e escreveu capítulos nas seguintes obras: Direito Ambiental e Sustentabilidade, (2017), Tratado de Medicina Veterinária Legal (2018), Environmental Crime in Latin America - The Theft of Nature and the Poisoning of the Land, publicado em Oslo, Noruega e em Londres, Inglaterra (2017) e Desvio, Crime e Vitimologia, publicado em Lisboa - Portugal (2018).

Tópico 2 - Muito além do consultório: As faces dos maus -tratos aos animais e a responsabilidade social na rotina do médico veterinário

Palestrante: Dra. Ingrid Bueno Atayde Machado

Médica veterinária (UFG), Mestre e Doutora em ciência Animal (UFG), Especialização em EAD (UNB), professora assistente no  curso Medical Teaching Learning and Innovation (Harvard T. Chan Medical School and Fundação Lemann), Pós graduação em medicina veterinária legal (Instituto Qualittas), Professora de comportamento animal (instituto Qualittas) , Secretaria-geral do CRMV-GO (2011-2014;2017-2020), Presidente do CRMVZ Jovem do CRMV(2011-2014; 2017-2019), Membro da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar animal CFMV (2014-2017),presidiu a comissão em 2017, Membro da Comissão de Bem-estar Animal do CRMV-GO (2011-2014), membro da Comissão de ética da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL 2017-19). Atualmente é Vice-presidente do CRMV-GO, presidente da Comissão Estadual de Medicina Veterinária Legal (CRMV-GO), membro da Comissão Nacional de Medicina Veterinária Legal  do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Membro do Grupo de Trabalho de Medicina de Desastres em Massa envolvendo Animais (GTDM/CFMV),  2ª secretária da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL 2019-21)​. Coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdadade Universo, Campus Goiânia.

Investimento: 01 quilo de ração de gato ou cachorro Material de Limpeza e ração

Pessoa com deficiência

Se houver necessidade de qualquer auxílio, tecnologia assistiva e/ou intérprete de libras, por gentileza, entre em contato no e-mail esa@oabgo.org.br com 48hs de antecedência.

Realização: OAB-GO - ESA-GO E Comissão Especial de proteção e Defesa Animal