OAB-GO

Disque-denúncia

0800-642-2210

Baixe já o aplicativo da OAB para denúncia de caixa 2 eleitoral

Já está disponível para download o aplicativo que permite a qualquer cidadão denunciar casos suspeitos de prática de caixa 2 eleitoral nas eleições deste ano. Lançado pela seccional Goiás no último dia 22, com a presença do advogado Hebert Alcântara, idealizador do aplicativo e vice-presidente da seccional da OAB de Montes Claros (MG), o aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS.



A ferramenta é apenas mais um dos vários canais de comunicação abertos para a sociedade pelo Comitê de Combate ao Caixa 2 nas eleições de 2016, lançado pela seccional Goiás, no dia 18 de maio, com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Cláudio Lamachia, e do ex-juiz Márlon Reis, um dos autores da Lei da Ficha Limpa. O Estado foi o terceiro a aderir à utilização do aplicativo. 

Os cidadãos têm também à disposição o número 0800-642-2210, o e-mail denuncia@oabgo.org.br e um hotsite com informações sobre a campanha, que também servirá de canal para o recebimento de denúncias, que serão encaminhadas ao Tribunal Regional Eleitoral e à Justiça Eleitoral. O endereço é www.oabgo.org.br/eleicoeslimpas. A campanha em redes sociais usará o selo #contraocaixa2.

Vigilância
De acordo com o presidente da Comissão Especial de Combate à Corrupção Eleitoral (CECCE), David Soares da Costa Júnior, o aplicativo é uma forma prática de ajudar o cidadão a acompanhar mais ativamente o processo eleitoral e a legalidade dos recursos e gastos de cada candidato. “Hoje em dia a grande maioria da população tem acesso a um smartphone. Além de garantir o anonimato, o aplicativo permite que as pessoas façam denúncia sem precisar se deslocar até um dos tribunais eleitorais”, explica.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, destaca que neste ano de eleições municipais, mais do que nunca, os eleitores devem estar atentos às campanhas promovidas pelos candidatos. “Estas serão as primeiras eleições sob a nova legislação, nas quais, mais do que nunca, o convencimento do eleitor deve ser baseado na defesa de ideias e propostas, sem o apelo midiático patrocinado pelas grandes corporações”, diz.

“Diante deste novo cenário é fundamental que cada um de nós faça sua parte e, além de votar de maneira consciente, auxilie na vigilância contra a prática do caixa 2 eleitoral, que é o germe da corrupção na política”, destacou Lamachia.

(Texto: Marília Noleto - Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO, com informações do site do Conselho Federal)

Objetivos

O Movimento Eleições Limpas surgiu para garantir um processo eleitoral mais justo e transparente. Com o apoio dos eleitores, a OAB Goiás e todos os seus parceiros vão fiscalizar a conduta dos candidatos e evitar que aconteçam excessos e abusos nessas eleições. Essa é a sua oportunidade de fazer a diferença como eleitor e, principalmente, como cidadão.

Parceiros

Veja quem já apoia o Movimento Eleições Limpas.

Também quer demostrar seu apoio? Clique aqui.

Links importantes

O que já foi publicado sobre o seu candidato? www.deunojornal.org.br
Quem doou para quem nas últimas eleições? www.asclaras.org.br
Como se comportam os parlamentares do Brasil? www.excelencias.org.br
Para denunciar crimes eleitorais, clique aqui ou ligue para o disque-denuncia 0800-642-2210.