OAB-GO

Disque-denúncia

0800-642-2210

OAB Goiás lança aplicativo de combate à corrupção e ao Caixa 2

A seccional de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) dá mais um importantíssimo passo para contribuir com a lisura e a ética do processo eleitoral no Estado. A Ordem lança na sexta-feira (22/07), às 19h30, no Auditório Eli Alves Forte (Rua 1.121, nº 200, Setor Marista), o aplicativo para smartphones de combate à corrupção e ao Caixa 2 nas Eleições 2016. O evento terá a presença do advogado Hebert Alcântara, idealizador do aplicativo e vice-presidente da seccional da OAB de Montes Claros (MG).

Disponível para download gratuito para aparelhos com os sistemas operacionais Android ou iOS, o aplicativo Contra o Caixa 2 possibilita colher e armazenar provas documentais como vídeos, áudios e textos, e encaminhá-las à ouvidoria da OAB. A partir dos dados fornecidos, a seccional vai analisar as provas e decidir sobre o oferecimento ou não de denúncia. Hebert Alcântara destaca que a tecnologia é favorável não apenas aos cidadãos, mas também à própria OAB. “Por meio do aplicativo, um só seletor vai fazer a gestão de toda a Eleição do Estado, o que permite uma atuação rápida”, explica.

De acordo com o presidente da Comissão Especial de Combate à Corrupção Eleitoral (CECCE), David Soares da Costa Júnior, o aplicativo é uma forma prática de ajudar o cidadão a acompanhar mais ativamente o processo eleitoral e a legalidade dos recursos e gastos de cada candidato. “Hoje em dia a grande maioria da população tem acesso a um smartphone. Além de garantir o anonimato, o aplicativo permite que as pessoas façam denúncia sem precisar se deslocar até um dos tribunais eleitorais”, explica.

A ferramenta é apenas mais um dos vários canais de comunicação abertos para a sociedade pelo Comitê de Combate ao Caixa 2 nas eleições de 2016, lançado pela seccional Goiás, no dia 18 de maio, com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Cláudio Lamachia, e do ex-juiz Márlon Reis, um dos autores da Lei da Ficha Limpa. O Estado é o terceiro a aderir à utilização do aplicativo. “A OAB quer estimular o engajamento da sociedade e auxiliar na escolha de um candidato que se paute pelos princípios legais da Administração Pública”, afirma Hebert Alcântara.

Serviço:
Evento: Lançamento do aplicativo para combate à corrupção e ao Caixa 2 nas Eleições 2016
Local: Auditório Eli Alves Forte (Rua 1.121, nº 200, Setor Marista)
Data: Sexta-feira (22)
Horário: 19h30

(Texto: Marília Noleto - Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)

Objetivos

O Movimento Eleições Limpas surgiu para garantir um processo eleitoral mais justo e transparente. Com o apoio dos eleitores, a OAB Goiás e todos os seus parceiros vão fiscalizar a conduta dos candidatos e evitar que aconteçam excessos e abusos nessas eleições. Essa é a sua oportunidade de fazer a diferença como eleitor e, principalmente, como cidadão.

Parceiros

Veja quem já apoia o Movimento Eleições Limpas.

Também quer demostrar seu apoio? Clique aqui.

Links importantes

O que já foi publicado sobre o seu candidato? www.deunojornal.org.br
Quem doou para quem nas últimas eleições? www.asclaras.org.br
Como se comportam os parlamentares do Brasil? www.excelencias.org.br
Para denunciar crimes eleitorais, clique aqui ou ligue para o disque-denuncia 0800-642-2210.